O Tá Selado é um processo de participação cidadã que reúne governo e moradores de Belém para juntos apresentar e avaliar propostas prioritárias que vão orientar a gestão da cidade. Essas propostas serão base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e do plano de longo prazo, “Belém 2035, 200 anos da revolução cabana”. O Tá Selado é o Fórum permanente de diálogos entre prefeitura e comunidades de bairros, distritos e ilhas para definir eixos de condução de projetos de cidade de uma gestão democrática e popular.
RG
CPF
Comprovante de Residência
A participação foi dividida em quatro etapas. As regras do processo foram compartilhadas nas plenárias virtuais. Cada plenária contou com representantes e lideranças dos movimentos sociais de vários segmentos que poderam discutir temáticas e questões numa diversidade de práticas e necessidades, como dos segmentos LGBTQI+, mulheres, juventude, esporte, servidores públicos, saúde, educação, religiosidade, negros e negras, indígenas, cultura, economia, trabalho, renda, transporte, acessibilidade, saneamento, meio ambiente, direitos humanos, cultura, comunicação, entre outras tantas temáticas que movem processos sociais na cidade.
O Programa de Participação Cidadã Tá Selado é um Fórum Permanente
O Tá Selado teve início em um contexto pandêmico, portanto, foi preciso inovar e utilizar os modelos híbridos de organização popular e gestão pública. Além das possibilidades de organizações presenciais, obedecendo a todos os protocolos sanitários para reuniões públicas, o Tá Selado conta com uma plataforma online.
Conforme a Legislação Vigente