SEGEP – Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão

Atualizado em 16 de junho de 2025
  • Coordenar a elaboração, avaliação, reformulação e a atualização dos instrumentos básicos do Sistema Municipal de Planejamento e Gestão;
  • Promover a articulação de atividades entre as entidades integrantes do Sistema Municipal de Planejamento e Gestão;
  • Definir e expedir, em conjunto com os Núcleos Setoriais de Planejamento, normas operacionais para o funcionamento do Sistema;
  • Promover a articulação das ações da Administração Municipal com outros níveis de Governo;
  • Apoiar, tecnicamente, os órgãos de deliberação do Sistema Municipal de Planejamento de Gestão;
  • Promover, através do Sistema Municipal de Planejamento e Gestão, o desenvolvimento organizacional do Executivo Municipal.

Diretor Geral
Josiete Leão

Chefe de Gabinete
Marília Carvalho

  • (91) 3251-4504
  • gab.segep@gmail.com
  • gabinete@segep.pmb.pa.gov.br

 

Núcleo de Assessoria Técnica – NATEC
– Assessoria de Imprensa
Alvaro Vinente

  • ascom.segep21@gmail.com

 

Núcleo Setorial de Assuntos Jurídicos – NSAJ
Silvana Barradas

  • nsaj.segep@gmail.com

 

Unidade Setorial de Controle Interno – USCI
Nédia Rodrigues

  • usci@segep.pmb.pa.gov.br

 

Unidade Setorial de Tecnologia da Informação — USTI
Dilermando Farias Neto

  • usti@segep.pmb.pa.gov.br

 

Diretoria de Desenvolvimento Municipal – DEDM
Íngrid Mendes

  • dedm.segep@gmail.com

– Divisão de Planejamento Estratégico – DPE

  • dedm.dpe.segep@gmail.com

– Divisão de Pesquisa e Informações – DPI

  • dedm.dpi@segep.pm.pa.gov.br

– Divisão de Desenvolvimento Organizacional – DDO

  • dedm.ddo.segep@gmail.com

 

Diretoria de Programação e Orçamentação – DEPO
Oswaldo Nazareth Júnior

  • depo@segep.pmb.pa.gov.br

– Divisão de Programa e acompanhamento – DPA

– Divisão de Orçamentação – DO

 

Diretoria de Financiamento – DEFI
Luis Felipe Maués

  • defi.segep@gmail.com

– Divisão de Captação de Recursos – DCR
Nelita de Souza

– Divisão de Controle de Endividamento Público – DCEP
Joana Oliveira

 

Diretoria de Administração – DEAD
Josiete Leão

– Divisão de Recursos Humanos – DRH
Márcia Macedo

  • dead.drh@segep.pmb.pa.gov.br

– Divisão de Finanças –DFI
Anna Beatriz Guimarães

  • dead.dfi@segep.pmb.pa.gov.br

– Divisão de Materiais e Serviços Gerais – DMSG
Jéssica Santos

  • dead.dmsg@segep.pmb.pa.gov.br

 

Coordenação Geral de Licitação – CGL
Ítalo Acatauassu

  • coordenacaogeralcgl@gmail.com

Patrick Tranjan

Avenida Governador José Malcher, 2110, São Brás

09:00 - 17:00

(91) 3251-4504

Selecione abaixo um dos serviços prestados por esta secretaria ou órgão:

Plano Plurianual – PPA

É a lei que estabelece o planejamento para um período de quatro anos, contendo os programas, projetos e metas que o governo recém-eleito pretende realizar a curto prazo.

Plano de Contratações Anual 2025 – PCA

O Plano de Contratações Anual (PCA) é uma ferramenta de planejamento que tem como objetivo organizar e priorizar as aquisições e contratações essenciais para o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública. Desenvolvido a partir das necessidades específicas de cada secretaria, o PCA busca assegurar a eficiência e a transparência das contratações, além do cumprimento da Lei Orçamentária Anual (LOA), utilizando-a como base para o planejamento das contratações de bens e serviços a serem realizadas no decorrer do exercício financeiro.

Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma publicação bimestral que apresenta as informações fiscais consolidadas de cada ente do país. Congrega as informações da execução orçamentária de todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo também o Ministério Público e a Defensoria Pública, e deve ser publicado pelas esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal. É exigência do § 3º, art. 165, da Constituição Federal/88 e deve ser publicado pelo Poder Executivo até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado

Tá Selado é um processo de participação cidadã que reúne governo e moradores de Belém para juntos apresentar e avaliar propostas prioritárias que vão orientar a gestão da cidade. Essas propostas serão base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e do plano de longo prazo, “Belém 2035, 200 anos da revolução cabana”. O Tá Selado é o Fórum permanente de diálogos entre prefeitura e comunidades de bairros, distritos e ilhas para definir eixos de condução de projetos de cidade de uma gestão democrática e popular.

Relatório de Gestão Fiscal – RGF

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito.

Anuário Estatístico do Município de Belém

Instrumento com dados e informações que retratam a realidade do município de Belém em várias áreas de conhecimento, visando auxiliar a tomada de decisão e embasar a formulação de políticas públicas.

Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.

Lei Orçamentária Anual – LOA

A Lei Orçamentária Anual (LOA) é elaborada pelo Poder Executivo que estima as receitas e estabelece as despesas para o próximo ano, como obras e serviços prioritários para o Município, considerando os recursos disponíveis.

Plano Diretor do Município de Belém – PDM

A política urbana do Município de Belém obedece aos preceitos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica do Município de Belém e, em especial, da Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), objetivando o desenvolvimento da cidade, com justiça social, melhoria das condições de vida de seus habitantes e usuários, e desenvolvimento das atividades econômicas.

Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado

Tá Selado é um processo de participação cidadã que reúne governo e moradores de Belém para juntos apresentar e avaliar propostas prioritárias que vão orientar a gestão da cidade. Essas propostas serão base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária Anual (LOA) e do plano de longo prazo, "Belém 2035, 200 anos da revolução cabana”. O Tá Selado é o Fórum permanente de diálogos entre prefeitura e comunidades de bairros, distritos e ilhas para definir eixos de condução de projetos de cidade de uma gestão democrática e popular.

Atualizado em: 20 de outubro de 2022

Plano Diretor do Município de Belém – PDM

A política urbana do Município de Belém obedece aos preceitos da Constituição Federal, da Constituição Estadual e da Lei Orgânica do Município de Belém e, em especial, da Lei Federal nº 10.257, de 10 de julho de 2001 (Estatuto da Cidade), objetivando o desenvolvimento da cidade, com justiça social, melhoria das condições de vida de seus habitantes e usuários, e desenvolvimento das atividades econômicas.

Atualizado em: 20 de outubro de 2022

Relatório Resumido da Execução Orçamentária – RREO

O Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) é uma publicação bimestral que apresenta as informações fiscais consolidadas de cada ente do país. Congrega as informações da execução orçamentária de todos os poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo também o Ministério Público e a Defensoria Pública, e deve ser publicado pelas esferas Federal, Estadual, Distrital e Municipal. É exigência do § 3º, art. 165, da Constituição Federal/88 e deve ser publicado pelo Poder Executivo até trinta dias após o encerramento de cada bimestre.

Atualizado em: 21 de outubro de 2022

Relatório de Gestão Fiscal – RGF

O Relatório de Gestão Fiscal (RGF) é um dos instrumentos de Transparência da Gestão Fiscal criados pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O RGF objetiva o controle, o monitoramento e a publicidade do cumprimento dos limites estabelecidos pela LRF: Despesas com Pessoal, Dívida Consolidada Líquida, Concessão de Garantias e Contratação de Operações de Crédito.

Atualizado em: 20 de outubro de 2022

Plano de Contratações Anual 2025 – PCA

O Plano de Contratações Anual (PCA) é uma ferramenta de planejamento que tem como objetivo organizar e priorizar as aquisições e contratações essenciais para o funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública. Desenvolvido a partir das necessidades específicas de cada secretaria, o PCA busca assegurar a eficiência e a transparência das contratações, além do cumprimento da Lei Orçamentária Anual (LOA), utilizando-a como base para o planejamento das contratações de bens e serviços a serem realizadas no decorrer do exercício financeiro.

Atualizado em: 20 de janeiro de 2025