O Projeto Guarda Amigo da Escola surgiu em Outubro de 2014, e até o mês de maio de 2015 atendeu doze escolas públicas municipais, com um público em médio de 200 alunos por escola. O projeto tem por principal objetivo estreitar o vínculo entre a comunidade escolar e seu entorno com a Guarda Municipal de Belém, desenvolvendo o policiamento de proximidade, promovendo a cultura de paz, além de prevenir e orientar os alunos e comunidade sobre temáticas que envolvam o cotidiano da comunidade e que fomentem ações propositivas referentes à segurança pública.
O Projeto é desenvolvido de modo intersetorial, contando com a participação da Bande Música, Grupamento de Ações, Tática com Cães, servidores do Projeto Anjos da Guada e Núcleo Setorial de Comunicação.
1- As inscrições ocorrem no mês de janeiro até o limite de vagas ofertadas, após o período de inscrição são realizados os registros dos interessados em cadastro de reserva e preenchidas se houver desistência.
2- As inscrições são realizadas pelos pais ou responsáveis legais em casos de menores de idade e feitas diretamente no polo de atendimento – Rua Almirante Tamandaré, 437, entre a rua Haroldo Veloso e Uberaba do Tapanã – Bairro Tapanã no horário de 9h às 12h. As inscrições estão momentaneamento suspensas.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Ficha de inscrição assinada pelo responsável legal;
1 pasta transparente com elástico;
2 fotos 3×4;
Original e cópia da certidão de nascimento do aluno;
Original e cópia do RG do responsável legal;
Original e cópia do comprovante de escolaridade;
Original e cópia do comprovante de residência;
Laudo Médico.
Visita Técnica: a coordenação do projeto apresenta as ações propositivas à direção da escola, faz vistoria do espaço físico e agenda do dia do evento.
Precursão: na véspera do evento a equipe do projeto realiza a panfletagem na escola e entorno convidando o público da escola e da comunidade para participação no evento.
Realização: quando ocorre a apresentação do projeto, com uma vasta programação incluindo a apresentação musical com a banda de música, abordagem teatral para orientações sobre segurança, demonstração do Grupamento de Ações Táticas com Cães (ATAC), dentro outros.
Conforme a demanda;
OBS: alunos que já são matriculados e que ainda estão dentro da faixa etária, crianças e adolescentes em situação situação de vulnerabilidade social que residem no Bairro do Tapanã (no momento é o único Polo de Atendimento).
Atividades sociopedagógicas preventivas, práticas esportivas orientadas, jogos e recreações.