Acolhe, atende e orienta vítimas de violações de direitos humanos de qualquer natureza: preconceito, discriminação, intolerância religiosa, desrespeito, abusos, maus tratos, negligência, abandono e violências.
Recebe, encaminha e articula com a rede de serviços as denúncias de violação: violência policial, contra crianças e adolescentes, discriminação racial, violência de gênero, por orientação sexual (violência LGBTfóbica), étnica ou religiosa em razão de nascimento, de idade, de estado civil, de trabalho rural ou urbano, de filosofia ou convicção política, de deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, de cumprimento de pena, de cor ou em razão de qualquer particularidade ou condição.
Dados pessoais (nome e endereço), RG e CPF.
Boletim de ocorrência, se for o caso, e demais documentos que a vítima ou a equipe técnica avaliem ser relevante para a sua demanda.
Atendimento técnico de acolhimento e triagem da demanda (presencial ou on-line pelo disque-direitos humanos).
Orientações e encaminhamento à rede de serviços e aos órgãos municipais, estadual e federal.
Se necessário, visita domiciliar, abordagem social de rua e/ou busca ativa.
Acompanhamento técnico ao usuário, se necessário mediante agendamento.
Imediato.
O demandante procura espontaneamente o serviço na secretaria de forma presencial, por meio de ligação convencional ou pelo (91) 98436-0474 (Whatsapp do Disque Direitos Humanos).
Conforme a Legislação Vigente.